quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Elucubrações pós-modernas

Me questionaram sobre o blog.
Tenho me questionado sobre o blog.
Às vezes, poderei(ia) estar tirando o foco dos meus objetivos.
Isso, realmente, estava me consumindo.
Mas, desde ontem, tenho pensado diferente.
Estudo numa escola cujo nome é CEAQ (Centre d’Etudes sur l’Actuel et le quotidien).
Começo a descobrir que meus “colegas de classe” estudam, pesquisam e discutem o atual, o que está acontecendo na pós-modernidade, as diversas e as diversidades das tramas sociais que esbarram em nosso “universo particular”, modificando-o.
O blog para mim é aquele velho guardanapo onde a gente rabiscava enquanto esperávamos o amigo, a namorada, a batata frita chegar. É aquele potinho de giz de cêra que a gente fica brincando no restaurante, enquanto o garçon troca o chopp.
As redes sociais são isso.... janelas abertas (cuidado com essas janelas) para o mundo. Em tempos de “identidades fluidas” nossa cara está aí, em todos os lugares. Damos nossa cara a bater em nível mundial toda vez que postamos algo em nossos murais, em nossos blogs. Por incrível que possa parecer, o orkut é coisa de séculos atrás, o twitter perdeu-se na rede, o msn ficou velho e chato (emoticons nem pensar) e o facebook é a sensação do momento... a última coca-cola do deserto.
Em tempos de mensagens rápidas, o blog é uma possibilidade pós-moderna de voltarmos à literatura. O texto bem escrito, a linguagem atual, o estilo próprio, desenhado pelas palavras. A mensagem legal... a informação bem dada... uma dica cultural, uma mensagem bacana, uma conquista... o lado bom da vida.
Mas tem que ser visceral. Só vale blog visceral! Tem que sair das entranhas. Tem que ter e ser “faca afiada”. Por isso parabenizo o blogueiro (meu amigo, meu irmão, meu “fiel escudeiro”... aquele que compra meu barulho e ainda é da turma do bate-cabelo) www.pintosadeluxe.blogspot.com. Fica a dica: texto afiado, curto, direto... “porrada na cara” de toda a caretice e superficialidade que perpassam nossas vidas. O mais legal do “pintosa de luxe” é ser verborrágico, um grito de vida, de desespero e muita “caricatice”. Afinal, de que vale a vida se não fizermos uma pouco de caricatura dela? Vamos rir de nós mesmos!
Tem muita coisa boa na rede. Tem muita coisa legal sendo escrita, compartilhada, produzida, distribuída.
Vamos fazer das possibilidades que a pós-modernidade nos dá, aparatos para uma vida melhor, mais feliz, mais fresh... mais ao sabor das marés, das ondas e das fibras ópticas.
Nada muito a sério.
Nada a priori.
Deixemos o tempo se encarregar das respostas.
Vamos compartilhar nossas impressões sobre o(s) mundo(s).

2 comentários:

  1. Professeur, amei o texto (os outros tbm)! Não nos abandone, pleaaase...tem quem leia, tem quem goste, então só compartilhe!
    Beijooooooo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fiquei em tons pastéis com o que disse. O Blog é um cantinho de desabafo, é um mundo paralelo que compartilhamos com os nossos leitores. No mais, Mercy!!

    ResponderExcluir