terça-feira, 11 de outubro de 2011

O encantamento por Paris...


Há uma semana em Paris, confesso ter digerido e compreendido muito pouca coisa!!!

Paris é um mundo: de sofisticação e de pobreza; de belezas e mazelas; de esquerda que deixa o poder e de direita que procura se reinstalar; do mundo inteiro que vai e vem; da greve geral (que é uma constante por aqui); do serviço público (que tb não funciona tão bem assim).

Paris são detalhes! Paris sont les petites choses!

A beleza de Paris está nas esquinas, nos prédios, no savoir-vivre, nos bons e belos restaurantes.

A beleza de Paris está no silêncio (ou no volume bem baixo) do seu dia a dia.

A beleza de Paris está num passeio pelo Canal St. Martin para um belo almoço no La Marine (http://www.sortirauresto.com/restaurant-paris/fb25704-la-marine).
Fica aqui a primeira dica de Paris: boa cozinha, apresentação e serviços maravilhosos, staff que arranha (bem) um português e o q é melhor, no preço justíssimo (30 euros por pessoa, com tudo incluído: l'entrées, le plat, le vin, les desserts et le cafe).

A beleza de Paris está presente inclusive na falta de beleza!

Fica a dica: nunca perca a oportunidade de viver em outro país. Como bem disse meu pai (e que só de pensar me faz  chorar), permita-se ver o mundo com outros óculos! Permita-se!

A beleza de Paris está no cair da tarde... Na brisa fria do outono que chega... Dos seus recantos mais discretos.

A beleza de Paris está no imperceptível!

A beleza de Paris está em meus olhos: que procuro (e consigo) ver beleza até mesmo onde talvez não possa haver.

Eu já amo Paris! E vou amá-la cada dia mais!

Mesmo tendo a plena consciência da saudade, da tristeza e da melancolia que, às vezes, tomam conta de mim.

A cada dia vidido será um dia a menos para o retorno ao Brasil. Ao mesmo tempo – e em contraposição – também será um dia a mais na longa jornada de descobrir-me e conhecer-me.

Como em uma guerra... Recuar para avançar.

Descubro Paris a cada momento.
Ao mesmo tempo, a cada descoberta, me redescubro e redescubro o Brasil.

Como canta MARAVILHOSAMENTE BEM, o mineiro Vander Lee (http://www.youtube.com/watch?v=vnSVywbzxT4):

O dedo invisível do tempo
Modelando nosso destino
No barro da vida é um velho
Girando, virando menino
Sonhando sons, criando asas
E as asas pisando o céu
Entrando e saindo das casas
Brincando qual pipa de papel
Driblando dragões e cometas
E contando histórias pra lua
Brincando de roda com os planetas
Bem ali, na porta da rua
E a tarde fugindo sem pressa
Na velha cidade da luz
Presente no sol que atravessa
Futura na estrela que conduz
O dedo invisivel do tempo...

2 comentários:

  1. a frase do seu pai tb me fez chorar: eu quero NOVOS ÓCULOS! quero me permitir!

    ResponderExcluir
  2. Tudo de ótimo aí na sua caminhada. E adorei o blog.
    Obrigado pelas dicas, toques e toda ajuda que me deu durante o tempo que trabalhamos juntos, vão ser muito importantes pra minha vida.

    Abração!!!

    ResponderExcluir