terça-feira, 18 de outubro de 2011

INSCRIÇÃO À SORBONNE - PRIMEIRA PARTE

Após o difícil processo da OFII (aquele para se conseguir a carteira de estudante e a CARTA VITALE), começa o momento  de tramitar a documentação dentro da SORBONNE.
Agora é que o bicho pega!
Tornar-se um aluno de uma das maiores e mais renomadas instituições de ensino francesa, não poderia ser tarefa fácil! Aliás, bem difícil e cheia de detalhes.
Uma coisa é certa: vire-se! Pergunte! Pergunte outra vez se não entendeu. Peça para escrever e/ou desenhar! Se tiver um amigo francês para te ajudar nessa hora –maravilha!
É a partir de agora que vai saber se sua inscrição será efetivamente aceita na Sorbonne.

Eu vou fazer o passo a passo para quem vai estudar na PARIS V – Descartes, com foco em medicina e nas ciências sociais. Para outras escolas da Sorbonne, principalmente os prazos devem mudar, mas acredito que a documentação seja a mesma, assim como o processo.

O endreço do Guichet Unique do Doctorant é 12, Rue D’Ecole de Medicina. É só descer no metrô Odeon.... no meio de Saint-German des Prés... um dos lugares mais vips de Paris, ao lado do Boulevard Saint German... região versão luxo. Aproveite e tome um café bem chique...
A boa notícia: as moças que trabalham lá são fofas. E, acreditem: há uma brasileira, que é a chefe do setor. Elas te explicam tudo, em francês ou em português. Isso é um verdadeiro achado! Se bem atendido ali, resolvida sua vida na Sorbonne!
De lá você sairá com dois formulários (Inscrição Acadêmica e Pedagógica).
SUA VIDA ESTÁ NESSES DOIS DOCUMENTOS!

Depois, o endereço da Secretaria Geral da Pós-Graduação (Rue Saint Péres, em frente à Place Sorbonne), com o mega simpático Monsieur Gerôme, ao final do corredor, à direitra, escalier G2. Pare um pouco para apreciar a beleza da Place de la Sorbonne... o ir e vir de alunos... os vários cafés e restaurantes... um lugar lindo! E se vier para a Sorbonne, hospede-se numa das várias opções que há por ali. E para todos os bolsos. Uma boa dica é Hotel Clunny (www.hotel-cluny.fr: bom preço, ótima localização, dignidade no serviço).

Ops.... retificando: outro dia critiquei o serviço público francês, mas tenho que tirar o chapéu para a equipe SORBONNE, que dá uma atendimento nota mil. Sabem que todos nós, estudantes estrangeiros, estamos em um momento de ansiedade e insegurança e nos dão todo o apoio necessário. Superbe!

De posse desses dois documentos (Inscrição Administrativa e Pedagógica), começa o calvário. É uma lista dificíl longa a ser completada, mas não há outra solução a não ser concluí-la o mais rápido possível:

1.      CARTE DE THESE. O documento mais importante. Esse documento será entregue no Guichet Unique de Doctorant. Sem ele, nada caminha. Ele é seu contrato com a SORBONNE. Seu  documento mais importante, que deverá ser assinado imediatamente pelo seu orientador e por várias autoridades.

2.      Inscrição Acadêmica preenchida e assinada por: você, seu orientador, diretor da escola de pós-graduação (até aqui é você cuida) e depois, os documentos chegam em seu endereço, com a última assinatura dada.

3.      Inscrição Administrativa: formulário a ser preenchido por você, sem assinaturas.

4.      Carta de aceite do orientador.

5.      Carta de dispensa do mestrado – dada pelo seu orientador – ESSE DOCUMENTO É FUNDAMENTAL E DIFIÍCIL DE SER CONSEGUIDO. ATENÇÃO A ELE! Alguns mestrados não são reconhecidos na França! A CHAVE DA QUESTÃO ESTÁ AÍ.

6.      Certidão de nascimento – traduzida para o francês por tradutor juramentado.

7.      Diploma de mestrado – traduzida para o francês por tradutor juramentado.

8.      Projeto de tese em francês – com duas páginas no máximo. Já lida, aprovada e assinada por seu orientador.

9.      01 foto 3 x 4.

10.  Dois envelopes vazios medida A4, com seu endereço na França subscritado.

11.  Fazer o pagamento de 1,50 euros por envelope – em espécie.

12.  Curriculum Vitae – em francês. Bem enxuto, com no máximo 02 páginas.

13.  Fotocópia do passporte com o visto de estudante.

14.  Dica: ao final da rua da Sorbonne Paris V (Rue d’Ecole de Medicine) há uma ótima fotocopiadora. Vc faz todo o serviço sozinho: impressões e cópias. Eles só te auxiliam. É o máximo! E a bom preço.

Por hora é isso.
Devem surgir mais detalhes e pegadinhas.
Essa é minha experiência... e as experiências só estão no começo.
Daqui a pouco tem mais desse processo de inscrição.
Já é um bom começo.
Voi lá!
Allez y!

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE SABER SE ESSE PROCESSO DE PEGAR OS FORMULARIOS PODE SER FEITO POR EMAIL. ESTOU NO BRASIL E PRECISO FAZER O PROCESSO POR AQUO. OBRIGADA. DENISE

    ResponderExcluir