domingo, 9 de outubro de 2011

"Meu mundo em Paris" começa com sonhos...

Sempre fui um sonhador!
Sempre procurei ver além das fronteiras da minha terra.
Adorava trepar em árvores para ver o mundo lá de cima... sempre queria saber o que havia atrás daqueles morros que cercavam Argirita (minha cidade natal, uma pequena vila no interior das Minas Gerais).
Sempre adorei construir castelos de areia, mesmo sabendo que a alta da maré, os ventos ou um desavisado poderiam destruí-los.
Sonhava que um dia a gravidade iria falhar e que seria levado universo afora...
Os sonhos são parte do meu caráter.
Minha mãe sempre diz que era só aparecer uma visita em nossa casa, que me convidasse para "um fim de semana" e minha "sacola" já estava arrumada ou - caso contrário - aquele seria um fim de semana de mau humor.
O tempo passou... os sonhos transformaram-se... eu continuo o mesmo.
Por isso, "meu mundo em Paris" tem que começar falando de sonhos.
Dos nossos sonhos... mesmo que eles pareçam impossíveis... inimagináveis...
Gosto dos sonhos - eles me impulsionam.
Triste quem abre mãos dos sonhos ou não consegue construí-los ou ainda não consegue administrá-los.
Ontem, durante minha primeira aula na Sorbonne, com meu orientador Michel Maffesoli, percebi o quanto os sonhos são importantes.
Numa fração de segundos minha vida passou pela minha frente...
Sonhar... planejar... arisscar... soltar as amarras... desapegar... evoluir.
De quem adiantariam os sonhos se eles não se transformassem em realidade?
Aliás, eles só existem para se concretizarem.
Sejamos sonhadores do nosso próprio destino.
Que nossos destinos sejam a realização dos nossos sonhos.
É melhor ser alegre que ser triste... já dizia a música.
"Meu mundo em Paris" é a materialização do meu maior sonho... e eu cheguei aqui.
Houve e haverá desafios e perdas enormes (e irreparáveis) durante esse processo.
Há também lágrimas em tudo isso...
Nunca vou esquecer dessa frase (que estava esculpida numa peça do Brennand): "... os labirintos inculpáveis da vida" (nos quais às vezes nos metemos).
Não sabemos do nosso futuro, mas os sonhos nos farão melhores....
Legenda: D. Terezinha (minha mãe), D. Ivone (diretora da Escola Estadual Dr. Custódio Junqueira) e eu recebendo a medalha de melhor aluno da classe.
O sonho de estudar em Paris nascia ali... e nem eu sabia.

Um comentário:

  1. A vida é impulsionada pelos sonhos!! Sonhar é Viver!! Hoje é o aluno que dá 10 pro professor!! Te amo.

    ResponderExcluir