quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Salve Elza Soares!


O acúmulo de coisas legais para postar vai me obrigar a jogar algumas informações desconexas e fora de cronologia entre meus posts. Vai na emoção e na ordem daqueles que me inspiram mais.
Tenho que falar de dois shows maravilhosos que assisti por aqui.
O primeiro, Elza Soares no Studio L’Ermitage.
O Segundo, Yamandu Costa no Auditorium do Palais Royal (Museu do Louvre).


Primeiro, falemos de Madame Elza Soares.
A noite já havia caído quando fui informado do show da Elza.
Pensei: claro que entraremos, o show não vai esgotar . Em suma, o jeitinho brasileiro resolveria a entrada no show. O famoso “chicken dead surprise” ou “truque da galinha morta”.
Problemas: a fila era enorme, o segurança era enorme, feio e bravo. Pessoas com ingresso, várias sem ; outras com reservas feitas pela internet. Uma confusão estabelecida.
Eu só tinha uma certeza : não vou embora sem assistir a uma cantora do meu país.
Horas de espera, influência de amigos, encontros na porta da casa de show e lá estávamos nós, dentro do show. Claro que daria certo !
Deusa Elza Soares ! Maravilhosa Elza Soares ! Brilhante Elza Soares !
Não tenho dúvidas que o público assistiu a um momento único da música brasileira. Assistimos a um show histórico !
Aos 82 anos, Elza rasgou-se em música, em jazz, em uma excelente performance.
 Já disse isso : só vale se for visceral !
Um grande ícone da música brasileira, que apesar da debilidade física (ela encontra-se com um sério problema de saúde, com demora e dificuldades no processo de recuperação).
Nada é capaz de tirar o brilho, a realeza de Elza Soares. Uma mulher com uma incrível (e sofrida) história de vida, mas que, sentada em um banco em Paris,  chega, canta e arrasa .
Irretocável. Precisa, como uma cirurgiã. Acertando exatamente o timbre, o ritmo e, principalmente, a emoção de cada canção. Noite linda. Emoção à flor da pele.
Como brasileiro, a oportunidade de assistir à Elza Soares, em meu primeiro show fora do Brasil, foi emoção única e inesquecível.
Não quero + falar sobre esse show. Quero guardá-lo para sempre. Na memória, nas fotos e nos vídeos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário